A AMÉRICA LATINA NOS PRINCIPAIS TEMAS ESTRUTURANTES DOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA BRASILEIROS E ALEMÃES

Sérgio Adas, Andrea Coelho Lastória, Julia Richter

Resumo


Por meio da comparação entre livros didáticos de Geografia brasileiros e alemães o presente trabalho identifica e analisa os principais temas estruturantes neles presentes e relacionados com a América Latina. Como resultados, foram constatadas diferenças e semelhanças entre eles, sobressaindo a prevalência de temas econômicos nos livros didáticos de Geografia dos dois países, quer associados à abordagem da América Latina em conjunto ou quando se aborda alguns de seus países e/ou conjuntos regionais. Salvo poucas exceções e apesar da diversidade de enfoques relacionados com a América Latina, também constatou-se neles menor ocorrência de temas populacionais e culturais, e em particular nos livros didáticos alemães, de temas dedicados aos conflitos urbanos, rurais e relacionados com a construção de grandes obras de engenharia como projetos de mineração e hidrelétricas. Dentre os países latino-americanos abordados nos livros alemães, o Brasil merece destaque, com maior número de temas com ele associados, seguido por problemáticas associadas à Amazônia; em relação aos demais países latino-americanos, nos livros alemães prevalece temas de Geografia Urbana, enquanto em alguns livros brasileiros são tratados por meio de uma maior diversidade temática. No que tange aos livros didáticos brasileiros, também foi possível constatar que com frequência neles a América Latina é situada no Sul subdesenvolvido, contraposta aos países desenvolvidos da América do Norte, assumindo como principais causas dessa condição a colonização de exploração e o domínio externo, enfoque ausente para o caso dos livros alemães.

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ISSN: 1982-3878




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