A CARTOGRAFIA DOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA EM PORTUGAL (LISBOA, 2015)

Ruth E. Nogueira, Sérgio Claudino

Resumo


Trazemos neste texto a análise dos conteúdos cartográficos presentes nos livros didáticos de geografia que estão sendo atualmente utilizados em Portugal. Tais conteúdos são condensados nos livros do 7º ano e, por isso, consideramos três exemplares desse ano escolar, de diferentes editoras, para fazer a análise. Para tanto, foram eleitos critérios elencados a partir dos conteúdos presentes nos livros como: orientação absoluta e relativa, escala, projeção cartográfica, coordenadas, GPS, SIG e tipos de mapas. Todos foram analisados considerando a maneira como o conteúdo é explanado, ou seja, se está condizente com a faixa etária, se há ligação entre os conceitos cartográficos e o mundo real, e, se os conceitos estão corretos. Em toda a análise houve o cuidado de ser o menos subjetivo possível, e, para cada critério, foi atribuída uma nota, de forma que no final obteve-se uma nota para cada manual. O resultado dessa análise mostrou que, de modo geral, os livros portugueses podem ser considerados regulares a bons, quanto aos conteúdos de Cartografia. Somente um deles pode ser considerado muito bom, devido a obter nota 8,5, considerada limítrofe mínimo para atingir esse conceito.

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ISSN: 1982-3878




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